Artigos

(11) 98955-0180

Contato e WhatsApp

whatsapptelefone

Blog

Para um melhor desenvolvimento e aprendizagem da criança, a natação infantil é dividida em fases. Conheça um pouco mais sobre essa divisão!

Primeira Fase - 6 meses à 3 anos

É a fase mais importante na vida das crianças dentro das atividades aquáticas. Tem que ser trabalhada com muito cuidado para evitar traumas, que poderão acompanha-la para o resto da vida. As aulas de natação infantil normalmente são acompanhadas pelos pais ou responsável. Sempre com  atividades lúdicas e canções infantis voltadas para o meio líquido, as aulas estimulam a vocalização nos pequenos e desenvolvem a adaptação ao meio líquido, além de balanços, atividades de equilíbrio, trocas de postura, socialização e mergulho.

Segunda Fase - 3 a 4 anos

Nessa fase, a criança por volta dos três anos, já possui as habilidades de estabilidade postural e controle da respiração. Inicia-se então os deslocamentos através da propulsão de braços e pernas, nado de sobrevivência, nado submerso, saltos, flutuação e cambalhota.

Terceira Fase - a partir dos 4 anos

A partir dos quatro anos se faz a introdução da iniciação dos nados crawl, costas e peito.

Já é possível observar as crianças nadando cada estilo, porém, de forma rudimentar.

Quarta Fase - Entre 5 e 6 anos

Nesse momento é iniciação o aperfeiçoamento dos nados crawl e costas com a movimentação correta dos braços e respiração lateral.

Quinta  Fase - a partir dos 7 anos

Aperfeiçoamento do nado peito e introdução do nado borboleta, palmateios, saídas e viradas, nado medley.

Sexta Fase - a partir de 8 anos

A criança já nada os quatro estilos completos e entra na fase de condicionamento com o uso de nadadeiras e palmares para complementar e fortalecer o seu treinamento.